logo RCN
AVENTURA

Volta ao mundo de bike

  • Eliane dos Santos -

    Divulgar o amor à humanidade por meio dos cuidados com a saúde. Com este objetivo, Ricardo, 56, e Marta Martina Caíme, 58, estão percorrendo vários países do Mercosul, de bicicleta. Ele, natural do Uruguai, ela da Argentina, são casados há 30 anos e atualmente vivem em Buenos Aires/AR. Juntos mantém uma academia há 39 anos e têm duas filhas, Fiama (médica) e Mayte (modelo).

     Eles chegaram a Maravilha no dia 9, sendo a primeira cidade do Estado em que pararam. Faz aproximadamente 70 dias que estão na estrada, percorreram mais de 2.200 quilômetros. Durante o percurso, param nas cidades para pernoite, descanso ou alimentação, e divulgam seu trabalho com cicloturismo.

     O casal destaca que a ação é voluntária e por meio desta viagem, quase uma volta ao mundo, querem levar às pessoas informações a respeito da importância de praticar exercícios físicos para a saúde, o aperfeiçoamento do perdão e do amor para a alma e a alimentação saudável para a vida longa.

     Ricardo é jogador de basquete e Marta, antes de iniciar a viagem, atuou 40 anos como educadora física. Hoje, ambos estão aposentados e têm um propósito de vida em comum - viver bem o tempo que resta. O casal se preparou um ano e meio para iniciar o trajeto. O planejamento ainda é para longo prazo, mas os dois têm determinação e contam com uma companhia muito especial durante a viagem.

     "Dodô, nosso cachorrinho tem 12 anos e muitas enfermidades, resolvemos trazê-lo para nos fazer companhia e aproveitar o tempo com ele também. Pretendemos em dois ou três anos, completar nossa viagem. O destino final é o México", contam.

     Desafios na estrada? Com toda certeza eles já enfrentaram muitos. Boa parte deles ao chegar em terras brasileiras, onde muda o clima (região Sul com muito frio nesta época), e as leis do País, que restringem a permanência de animais, em lugares públicos como restaurantes e hotéis.

     Dificuldades que o casal sempre dá um jeito de enfrentar. "Se não arrumamos abrigo para ficar, como em Maravilha, que fomos muito bem recebidos no Lar Santa Bárbara, a gente dorme em barracas. Improvisamos quando é necessário, já dormimos na rua, abaixo de chuva e outras vezes até mesmo em casa de famílias", ressaltam.

     No Brasil, Ricardo e Marta conheceram várias cidades, pararam em poucas, mas ficaram encantados com a beleza dos municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Tem que ter coragem para encarar uma aventura dessas e boa preparação. O bom é que podemos andar devagar, contemplar a paisagem junto com o Dodô. O Brasil é muito lindo, estamos maravilhados com essa região, além de serem lugares de um povo muito acolhedor", frisa Ricardo.

     Com as bicicletas carregadas com os 'apetrechos' de viagem, saíram de Maravilha na manhã de segunda-feira e o intuito era percorrer ainda mais a região Extremo-Oeste. "Vamos passando por cidades pequenas, que é de nossa preferência. Vamos levando a nossa ideia de vida para muitas pessoas - a qual está sendo bem aceita", ressalvam.

     O casal mantém uma página no Facebook chamada "Cicloturismo Nunca Es Tard". A fanpage é atualizada diariamente com os lugares por onde passam divulgando o projeto e as atividades realizadas nos lugares em que param. Em Maravilha, eles ficaram hospedados no Lar Santa Bárbara - ao qual agradecem o acolhimento.


Invernada artística do Juca Ruivo se destaca em Descanso Anterior

Invernada artística do Juca Ruivo se destaca em Descanso

Próximo

Encontro e Exposição de Carros Antigos será em julho

Deixe seu comentário